Chega mais um ano e o velho e conhecido discurso da "Crise" se perpetua na elaboração da justificativa para não realizar as atividades culturais na Cidade. E para surtir um efeito ainda mais sórdido, comparam a Cultura com outros setores do município como Saúde e Educação.
Um ano se passou desde o carnaval de 2016 e a administração não conseguiu construir alternativas para a festa popular na cidade de Campinas e mais uma vez anuncia que não haverá desfile das Escolas de Samba e não haverá apoio aos Blocos de Ruas da cidade.
Os Blocos, que no carnaval 2016 foram 33, acabam promovendo um carnaval mais descentralizado, pois abrange as mais diversas regiões da cidade e por isso precisam ainda mais de apoio da administração para cumprir os mais variados trâmites junto à administração para que as intervenções aconteçam com segurança (alvará, trajeto junto à Emdec, etc).
Foram sucessivos os cortes de investimentos na área cultural, com eventos cancelados como a Virada Paulista Cultural e Parada LGBT, ainda tivemos o "Natal sem Luz", sem decoração na cidade, que impactou negativamente o comércio e clima natalino na cidade, "FICC atrasado", cancelamento do da construção do Teatro de Ópera e mais recentemente do Carnaval 2017. Tudo isso mostra como está o atual situação da cultura de Campinas.
O elo Cultura da Rede Sustentabilidade de Campinas entende que a Cultura é um eixo transversal aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, proposto pela ONU, que a torna igualmente importante no desenvolvimento da educação, da saúde e da construção de cidadãos melhores. Por isso é preciso que toda administração pública olhe para os desafios dessa área com mais afinco e determinação. A crise financeira não deve jamais ser a causa da desistência da realização das atividades culturais, e sim a motivação para unir os artistas, produtores culturais, público, setor privado em torno de um projeto ainda mais coeso para o município e seus cidadãos. O estado ao invés de ser o provedor, deveria assumir o papel de articulador com os mais variados setores para a construção de projetos sólidos para a nossa cidade. E por isso apoiamos a realização do carnaval na cidade de Campinas com o apoio estrutural da prefeitura para viabilizar alvarás, licenças e infraestrutura de segurança e saúde.
A Cultura de um Povo se faz todos os dias. E na memória, um instante dura para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário