Todos os anos desejamos recomeços, esperança, paz, amor e tantas coisas boas para o próximo ano, este infelizmente e mais uma vez uma mulher morre junto com outras por razões doentias de uma mente perversa e controladora, não podemos dizer que era um monstro ou psicopata, porque assim estaríamos tirando a culpa do criminoso, é preciso entender que o crime foi cometido por uma pessoa normal que sentiu-se no direito de tirar uma vida, de castigar uma mulher que considerava que em algum momento esteve em posse dele.
Mais uma vez nos deparamos com um feminicídio, neste caso em massa, a morte de 9 mulheres traz à tona a constante luta, que nós mulheres desbravamos contra o machismo que nos oprime, nos assedia, nos menospreza, nos humilha. A carta deixada pelo criminoso e amplamente divulgada, revela um crime de ódio e uma incitação à que outros cometam o mesmo crime, com a justificativa que “homens de bem” podem lavar sua honra.
Tudo isso porque uma mulher ousou se libertar de uma relação que fazia mal a ela e ao seu filho. Deu um basta na violência que sofria, mas não encontrou amparo e proteção nas instituições e nas leis, apenas desestímulo. Não temos políticas públicas que façam um acolhimento e o empoderamento da mulher, que estimule mais mulheres a denunciarem qualquer atitude de violência, se houvesse esse resguardo do poder público não teria tantos crimes de feminicídio.
A Rede Sustentabilidade de Campinas se indigna com a ocorrência desse crime que só ocorreu devido à falta de amparo do estado. Esse crime e muitos outros poderiam ser evitados se as denúncias de violência e abuso fossem rapidamente julgadas e transformadas em ações para proteção das mulheres.
Também nos indignamos a divulgação em larga escala da carta que o criminoso deixou, acreditamos que é um erro dar voz a visões machistas e que propagam a violência e o ódio.
Nós pregamos a igualdade de gênero, e lutamos para acabar com o machismo que impera na sociedade. Um machismo que mata, violenta e mutila muitas mulheres todos os anos. Nos opomos a visão distorcida que considera que as mulheres são objetos e que pertencem a alguém. Desta forma apoiamos todos os grupos que lutam pelo direito das mulheres, pela igualdade de gênero, por cotas de gênero no poder público e por leis que resguardam a integridade das mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário