Mais um ano começa com um reajuste abusivo da tarifa de ônibus na cidade de Campinas, impactando negativamente a vida de munícipes, moradores de cidades vizinhas e empresários.
A Rede Sustentabilidade Campinas vem através desta nota manifestar-se contrária ao reajuste, defender que a tarifa seja revogada imediatamente e que seja ampliado o debate sobre o transporte público junto à população.
Em um período onde a crise econômica se agrava e o desemprego é crescente, não só é abusivo como também é desrespeitoso, reajustar em 18,4% (três vezes superior à inflação do ano) a tarifa de um transporte que a cada ano tem perdido qualidade.
A cobrança da integração, proposta nesse ano, torna ainda mais discriminatório esse sistema de transporte que já penaliza a população que vive em bairros mais afastados do centro, com oferta precária de linhas.
É importante ressaltar que a tarifa teve um reajuste de 8,6% no ano de 2016 e acumulou um aumento de 50% durante o mandato anterior do prefeito de Campinas.
A Rede Sustentabilidade Campinas acredita que é necessário abrir uma ampla discussão com a população para discutir o sistema de transporte público na cidade e região, que precisa ser modernizado e integrado, contando com modais mais modernos que funcionem em conjunto com outros meios de transporte, alternativos àa aquele realizado sobre pneus com a queima de Diesel, como soluções sobre trilhos, sistemas de ônibus elétricos e a bicicleta, que é um transporte sustentável e barato.
A Rede Sustentabilidade apoia e incentiva a participação em todo movimento pacífico que defenda a revogação imediata do decreto que aumentou a tarifa do transporte público e criou a taxa de integração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário